Páscoa e apresentações em São José dos Campos

A Páscoa, nos Estados Unidos, mais conhecida por Easter, é comemorada no mesmo dia que no Brasil, que neste ano, será em 16 de abril. Porém, essa é, basicamente, a única semelhança na celebração da data entre os dois países. Se aqui, durante todo o mês que antecede o evento, vemos sempre as prateleiras e corredores dos supermercados abarrotados de ovos de chocolate, por lá as coisas são bem diferentes!

A primeira diferença é que aparecem pequenas referências nas seções de cartões e, posteriormente, uma plaquinha no alto de um mercado, onde estão, alguns coelhinhos de pelúcia, cestas de várias cores para fazer a ‘EasterEgg Hunt‘ e ovinhos de plástico para colocar brindes, entretanto nada de ovos doces comestíveis. A grande diversão para a criançada no domingo de Páscoa é acordar cedo, pegar a cestinha, sair para o jardim e começar a caçar os ovos, que normalmente são cozidos e decorados.

Todos os anos, em São José dos Campos, interior de São Paulo, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, desenvolve atividades que valorizam essa tradição.

Para as demais faixas etárias, a alegria é garantida por desfiles que são realizados em algumas cidades, como Nova York, onde pessoas se vestem de coelho. Nas igrejas, são realizadas missas para relembrar o verdadeiro sentido da páscoa: a ressurreição de Jesus Cristo.

Os estadunidenses também praticam uma quaresma de jejum e, nesta data, a alimentação é bastante variada. Algumas famílias priorizam o peru, enquanto outras preferem pratos rápidos, como pizza.

Mas não há nenhum tipo de doce? Claro que sim! O famoso marshmallow ganha ênfase, eventualmente, surgem pequenos coelhos de chocolate.

Do mesmo jeito que no Halloween, as casas são decoradas, porém, na ocasião, com bichinhos bem mais fofos e amigáveis.

Por ser feriado religioso, em algumas cidades, no domingo de Páscoa e em respeito ao significado da data, shoppings, mercados e lojas de departamento não abrem.

Idosos apresentam teatro sobre Páscoa às crianças da Fundhas

A ressurreição de Jesus foi tema de confraternização de Páscoa na Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia,508), na tarde desta quarta-feira (12).
A confraternização reuniu cerca de cem idosos da unidade para assistir à peça teatral do grupo Avós da Alegria, representando o Verdadeiro sentido da Páscoa. O objetivo foi promover a socialização e a troca de experiências entre idosos e crianças.
Durante a confraternização, uma atividade entre gerações, que contou com a participação de 32 crianças da Fundhas Centro foi realizada com o intuito de promover um elo afetivo de respeito mútuo e valorização da pessoa idosa. A confraternização envolveu também a apresentação do Coral da Guacira, formado por idosos da casa.
“Muito importante essa confraternização de Páscoa, faz a gente lembrar da renovação da vida”, diz Maria Geralda de S. Costa, 68 anos.
“Há mais de três anos participo da confraternização de Páscoa aqui da unidade e é muito bacana a gente sempre lembrar da passagem de Jesus, como a que estamos assistindo aqui hoje”, ressalta Francisco Fernandes Preto, 82 anos.
A programação de Páscoa foi realizada nas quatro unidades da Casa do Idoso (regiões centro, norte, leste e sul) com oficinas de culinária, culto ecumênico, troca de bombons e bingos.

Fonte: Vale Chef / PMSJC

« »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *